sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Portugal torna-se o principal mercado do vinho do Porto pela primeira vez!

Portugal é pela primeira vez o principal mercado do vinho do Porto desde 1678 (primeira exportação registada). É certo que desde 2011, temos evidenciado um crescimento, mas em 2017 o volume de negócios em Portugal ultrapassa pela primeira vez o da França. Torna-se assim evidente que os portugueses estão a comprar mais vinho do Porto e isso também é empiricamente visto com o crescimento do interesse da geração mais nova.

O crescimento é também influenciado pelo crescimento exponencial do turismo na região demarcada do Douro e no Porto. Mais turistas a visitar resulta em mais provas e numa maior aquisição de garrafas. No ano passado as caves de vinho do Porto registaram 1,4 milhões de turistas (AEVP) e em média cada visitante gastou entre 10€ a 20€ por visita.





FONTE: Público
Para além do interesse crescente do consumidor português, é também registada um aumento da procura por vinhos do Porto mais caros e de elevada qualidade. O preço médio por litro vendido disparou. Enquanto que anteriormente o português procurava vinhos de gama de entrada, hoje é um consumidor interessado em Vintages, LBV’s, Reservas ou Colheitas especiais. As categorias Reserva, Idades e LBV ocupam o pódio, tendo o vintage perdido terreno no mercado.

A par do crescimento do consumo foi também evidenciado que o vinho do Porto tem tido uma queda na produção mas um aumento generalizado dos preços. O vinho do Porto está na moda em Portugal e espero que futuramente se valorize ainda mais este vinho fortificado tão importante para o país. 

Um brinde ao vinho do Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário