Portugal é pela primeira vez o principal
mercado do vinho do Porto desde 1678 (primeira exportação registada). É certo
que desde 2011, temos evidenciado um crescimento, mas em 2017 o volume de
negócios em Portugal ultrapassa pela primeira vez o da França. Torna-se assim
evidente que os portugueses estão a comprar mais vinho do Porto e isso também é
empiricamente visto com o crescimento do interesse da geração mais nova.
O crescimento é também influenciado pelo
crescimento exponencial do turismo na região demarcada do Douro e no Porto. Mais
turistas a visitar resulta em mais provas e numa maior aquisição de garrafas. No
ano passado as caves de vinho do Porto registaram 1,4 milhões de turistas
(AEVP) e em média cada visitante gastou entre 10€ a 20€ por visita.
FONTE: Público |
Para além do interesse crescente do
consumidor português, é também registada um aumento da procura por vinhos do
Porto mais caros e de elevada qualidade. O preço médio por litro vendido
disparou. Enquanto que anteriormente o português procurava vinhos de gama de
entrada, hoje é um consumidor interessado em Vintages, LBV’s, Reservas ou Colheitas
especiais. As categorias Reserva, Idades e LBV ocupam o pódio, tendo o vintage
perdido terreno no mercado.
A par do
crescimento do consumo foi também evidenciado que o vinho do Porto tem tido uma
queda na produção mas um aumento generalizado dos preços. O vinho do Porto está
na moda em Portugal e espero que futuramente se valorize ainda mais este vinho
fortificado tão importante para o país.
Um brinde ao vinho do Porto!
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