terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Beber vinho previne contaminações de comidas!

Quando viajamos para países com risco elevado de contaminação alimentar, não temos muitas vezes a real noção do risco de por exemplo beber água! A universidade de Cornell, concluiu após anos de estudo que a melhor alternativa é consumir bebidas alcoólicas. Para além do risco de beber água contaminada ser elevado, o álcool inativa os efeitos de micro-organismos nocivos à saúde humana. Se por exemplo viajarmos para o México – país com elevado risco de salmonela- a melhor forma de nos protegermos é ingerirmos vinho ou tequila.

Foi assim concluído que o consumo de vinho com alimentos potencialmente contaminados por Salmonela e E.coli, reduz o risco significativamente de ficarmos doentes. A acidez elevada do álcool proporciona uma acidez natural do estômago que ajuda a combater as bactérias. Em particular, o vinho branco, combate a reprodução e propagação das mesmas. O álcool deve ser consumido durante a refeição para o efeito ocorrer. Para além disso, quanto maior a percentagem de álcool melhor pelo que o vinho é sempre preferível face à cerveja.


No passado, já tinham sido divulgados diversos estudos sobre a capacidade do vinho combater agentes nocivos e inibir o crescimento das bactérias. Em 2004 foi concluído que as cascas e sementes das uvas tinham capacidade de combater infeções. Uma vez que o vinho é a grande companhia das melhores refeições, não é difícil incluirmos esta bebida nas nossas viagens. Então, a próxima vez que viajar para outro país, prefira sempre o vinho ou outra bebida alcoólica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário