quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Pode a lua influenciar o sabor do vinho?

Se a lua influencia o nosso humor e a agricultura, por que razão não influenciaria a prova de vinhos? Foi com base nesta questão, que investigadores realizaram testes com o calendário biodinâmico. Segundo o “The independent”, o calendário lunar pode influenciar o sabor do vinho, podendo justificar o motivo pelo qual o mesmo vinho sabe diferente em dias distintos. A teoria está a ser tão bem recebida pelo mundo dos vinhos que até já há supermercados e eventos a agendarem as provas com base nos dias ideais. Há também degustações marcadas para dias diferentes para serem comparados os sabores! Foi criada inclusive uma aplicação “When Wine Tastes best” que informa o melhor dia para degustar o Seu Chardonnay! Muito vanguardista!

Mas afinal como funciona o Calendário Biodinâmico?
When Wine tastes best App

Este calendário foi criado inicialmente para ajudar os agricultores isto porque a posição da lua influencia no crescimento ou não das plantas. No que diz respeito ao vinho, foi descoberto que os melhores dias para desgostá-lo são nos chamados “fruit and flower days”, ou seja, os dias favoráveis à floração. Os vinhos, nestes dias, parecem mais vibrantes, encorpados, aromáticos e mais expressivos que nos dias ideais à plantação, por exemplo. Apesar da não comprovação científica, já foram realizados vários testes e experiências com resultado positivo.


Apesar da onda em volta da teoria, a verdade é que há muitos factores que podem influenciar o sabor do vinho como a temperatura, o modo de conservação da garrafa, o copo utilizado, a pressão atmosférica, o acompanhamento gastronómico etc… As diferenças no sabor das experiências realizadas não foram colossais e para além disso o método não é pratico para o dia-a-dia. No entanto, na dúvida há que testá-lo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário