sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Como esfriar uma garrafa em pouco tempo?

Quantas vezes chegamos a casa, apetece-nos um vinho fresco e não há nada no frigorífico? Chegam convidados e não temos vinho fresco! Situações habituais que podem acontecer a qualquer um. A verdade é que o vinho deve ser bebido à temperatura ideal e beber vinho branco, rosé ou espumante quente não lembra a ninguém!
Decidi então resumir aqui algumas dicas para refrescarmos as garrafas rapidamente:
  • 1.    Papel de cozinha/ pano de cozinha + congelador.

Podemos embrulhar a garrafa em panos/papéis de cozinha humedecidos e colocar no congelador. O papel húmido arrefece rapidamente levando a temperatura da garrafa a descer em 15 a 20 minutos.
  • 2.    Uvas + congelador.

Lavamos bem um cacho de uvas e colocamos num saco no congelador. As uvas podem ser depois colocadas num copo (3 ou 4 por copo) e irão arrefecer rapidamente o vinho. Uma alternativa útil para quem pretende apenas beber um copo depois de um longo dia. A pele das uvas não permite a alteração de sabor pelo que é um método seguro.
  • 3.    Balde de gelo + gelo + água fria.

Um dos métodos mais divulgados de sempre. Este procedimento consiste em colocar a garrafa num balde com metade gelo, metade água fria. Em 30 minutos a garrafa fica no ponto ideal para consumo. O balde é útil também para manter a garrafa arrefecida durante o ato do consumo.
  • 4.    Balde de gelo + gelo + água fria + sal.

À semelhança do método anterior, colocamos a garrafa em gelo e água e adicionamos duas mãos cheias de sal grosso. O sal em reação com o gelo proporciona um arrefecimento mais rápido. De forma o topo da garrafa não ficar mais quente, podemos inverter a garrafa a meio do método para um maior equilíbrio.
                                                   

Podemos encontrar outros métodos como decantar o vinho e coloca-lo no frigorífico ou abanar a garrafa. No entanto, os mais corretos foram os mencionados anteriormente. A garrafa não deve ser guardada no frigorífico durante dias pois isso irá afetar a qualidade do vinho. Este deve ser guardado num local escuro sem oscilações de temperatura e vibrações. Já não há desculpas para não beber um vinho fresco num momento inesperado! 

Sem comentários:

Enviar um comentário