Encontramos habitualmente todos os anos,
produtos com o selo Sabor do ano! Trata-se de um selo que visa dar aos
consumidores a possibilidade de destacar as suas preferências. O selo certifica
essencialmente o sabor e pretende agir como uma ação de marketing. Os prémios
irão ser atribuídos a quase uma centena de produtos no dia 16 de Fevereiro e já
são conhecidos alguns vencedores. A categoria dos Vinhos, já se encontra assim
divulgada!
Como funciona a avaliação?
Por categoria, são escolhidos 80 consumidores
que serão eleitos através dos seus hábitos de consumo. É realizada uma prova
cega, sem qualquer identificação do produto e não é feita qualquer comparação
com produtos substituíveis. Os produtos de várias categorias são avaliados
consoante o sabor, textura, odor, aspeto visual e avaliação geral. O consumidor
avalia numa escala de 0 a 10 e pode inserir ainda comentários e apreciações.
Quais os vinhos premiados?
Foram assim escolhidos 11 vinhos que irão
exibir o selo “Sabor do ano 2017”:
Vinícola | Vinho | Tipo | Região | Castas | P.V.P. |
Tiago Cabaço Wines | .com | Tinto | Alentejo | Touriga Nacional, Aragonez e Trincadeira | 4,30 € |
Tiago Cabaço Wines | .com | Branco | Alentejo | Antão Vaz, Verdelho e Viognier | 4,30 € |
Tiago Cabaço Wines | .com | Rosé | Alentejo | Touriga Nacional | 4,30 € |
Tiago Cabaço Wines | HT reserva | Tinto | Alentejo | Syrah, Alicante Bouschet, Touriga nacional | 4,94 € |
Tiago Cabaço Wines | HT Syrah | Tinto | Alentejo | Syrah | 3,74 € |
José Maria Fonseca | JMS | Tinto | Setúbal | Castelão, Aragonez | 1,85 € |
José Maria Fonseca | JMS | Branco | Setúbal | Fernão Pires, Moscatel de Setúbal | 1,85 € |
Encostas do Alqueva | Piteira premium | Tinto | Alentejo | Trincadeira, Alicante Bouschet, Moreto, Alfrocheiro | 2,99 € |
Encostas do Alqueva | Portal de S.Braz P.C. | Tinto | Alentejo | Trincadeira, Aragonez e Alfrocheiro | 1,89 € |
Parras Wines | Mula Velha | Tinto | Lisboa | Touriga Nacional, Aragonez e Castelão. | 1,99 € |
Parras Wines | Pêra Doce | Tinto | Alentejo | Aragonez, Syrah, & Trincadeira | 2,75 € |
A escolha do consumidor foi assim inclinada
para os vinhos de consumo diário e com forte presença nas campanhas
promocionais dos supermercados. Os preços de venda destes produtos oscilam
regularmente. Estudos têm provado que o selo tem impacto significativo na confiança
do consumidor na compra dos produtos. Bem, no meu ponto de vista de consumidor, o selo vale o
que vale pois não são divulgadas as amostras. Não sabemos que vinhos foram
avaliados! Ficará ao critério de cada um experimentar e avaliar individualmente
a qualidade dos produtos.
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