quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Como guardar uma garrafa de vinho?

Até o melhor vinho do mundo pode ser arruinado se não for servido e guardado nas condições certas.  Dessa forma, para aproveitarmos o que o vinho tem de melhor seguem as dicas básicas para uma guarda perfeita.

A Luz:

É essencial que o vinho seja guardado sem influência de qualquer raio UV dado que este pode afetar negativamente os aromas do vinho, principalmente os brancos. Opte sempre por locais escuros.

A posição:

Este ponto tem sido amplamente divulgado, como todos sabemos, as garrafas devem ser guardadas deitadas para que a rolha permaneça sempre húmida e dilatada, evitando a entrada de ar.

A temperatura:

Assim como a temperatura do serviço é crucial, a de guarda não é menos importante. A temperatura ideal para guardar um vinho é 12ºC para que este evolua positivamente. No limite a temperatura não deve superar os 24ºC e deve-se evitar locais com grandes amplitudes térmicas. Guardar num frigorífico ou em áreas com muito calor, está completamente fora de questão dado que o vinho poderá oxidar rapidamente. 

Fique longe do mofo!

Aromas indesejados podem contaminar a rolha por isso afaste a sua garrafa de qualquer aroma forte quer a mofo quer de origem alimentar.

Garanta o descanso:

Afaste a sua garrafa de qualquer vibração ou agitação. Evite colocar o seu vinho perto de electrodomésticos ou qualquer aparelho vibratório.

A humidade certa:

Evite guardar garrafas em lugares com excesso de humidade ou demasiado secos para que as rolhas não sequem e propiciem a entrada de ar.


Caso não tenha uma adega, guarde o seu vinho numa despensa ou armário fechado com as condições essenciais. Na hora de comprar, evite adquirir garrafas nas montras ao sol ou com elevada exposição de luz e de calor. Infelizmente, nas grandes superfícies os vinhos são colocados em pé, com elevada luz e perto de fontes de calor. Tenha cuidado!

Caso a sua garrafa esteja aberta, clique aqui para saber o que fazer. 

Boa guarda!


Sem comentários:

Enviar um comentário