quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Merlot - a segunda casta mais plantada no mundo!

A segunda casta tinta mais produzida no mundo, Merlot já não é propriedade exclusiva da região de Bordeaux na França. Espalhada pelo mundo vinícola, acredita-se que a Merlot começou a ser usada para produzir vinho em 1700’s e no século XIX em Itália. Graças à sua capacidade de se adaptar a diferentes climas, hoje encontramos esta casta bem presente nos países do novo mundo como a Argentina, Chile, Austrália e Estados Unidos. Em Portugal, podemos encontrar o Merlot nas regiões do Sul e Oeste do país. 

  
Como são os vinhos?
Na região de Bordéus, encontramos vinhos encorpados, frutados, ricos em cor e com acidez reduzida. Acompanhada por aromas elegantes e complexos, os mais estruturados são frequentemente estagiados em madeira. Merlot consegue conciliar o equilibro e a elegância com os seus aromas frutados e complexos. Dentro das notas mais comuns, a ameixa, o chocolate, morango, groselha são sempre um destaque. Quanto mais quente o clima mais frutado e menos tânico o vinho (perfil Novo Mundo) e quanto mais frio o clima mais estrutura e taninos terá (perfil Francês).
A grande característica desta casta, é a sua suavidade no paladar. Sempre com taninos bem domados, o Merlot é considerado um vinho ideal para iniciar uma degustação e um vinho fácil de beber. Em lote é acrescentada para atenuar a dureza de outras castas como o Cabernet Sauvignon e a Baga em Portugal.
Cabernet Sauvignon ou Merlot?
Usualmente confundidas, as castas partilham algumas características e, uma vez que são usadas juntas em lote, criam bastante confusão no meio dos iniciantes. A grande diferença está no facto da Merlot não ser tão intensa e ter taninos mais suaves que a Cabernet. Encontramos estas castas juntas no chamado lote bordalês, a Cabernet traz intensidade, capacidade de envelhecimento e as frutas pretas enquanto que o aveludado Merlot o equilíbrio e o frutos vermelhos.
Quando degustar?

Bastante versátil, o Merlot é ideal para acompanhar carnes como o frango, a vermelha, caça, massas, risottos, pratos vegetarianos e até entradas. Dada a sua suavidade, não é recomendável a harmonização com peixes e pratos muito intensos e apimentados que podem sobrepor a elegância do vinho e peixes também não são boa opção.

F

Sem comentários:

Enviar um comentário