quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Curiosidades sobre a Austrália!

Considerado um dos sucessos vinícolas do novo mundo dos vinhos, a Austrália tem visto os seus vinhos a conquistar os mercados e os concursos mundiais. Com um crescimento exponencial na década de 80 e 90, o mercado britânico foi o primeiro a render-se aos encantos do vinho australiano sendo seguido pelos Estados Unidos. Após a adoção das castas estrangeiras, a Austrália tem aperfeiçoado a sua produção vinícola, sendo um exemplo de vanguarda no uso de tecnologia moderna.

Vamos analisar algumas curiosidades sobre a Austrália:

  1. Em 2017 ficou em 5º lugar no ranking mundial dos países da WAWWJ (com base nas pontuações dos concursos mundiais).
  2. Existem 60 regiões vinícolas com 160 000 hectares ao todo. A maioria da regiões encontram-se no sul nas zonas mais frias.
  3. É o 4º maior exportador do mundo com 750 milhões de litro por ano para o mercado externo. Apenas 40% da produção fica no país.
  4. Das castas tintas plantadas destacam-se: Syrah (40%), Cabernet Sauvignon (27%), Merlot (10%), Pinot Noir, Grenache e Mourvedre.
  5. Das castas brancas plantadas destacam-se: Chardonnay (43%), Sémillon, Sauvignon Blanc e Riesling.
  6. O vinho mais famoso e com mais sucesso é o Penfolds Grange, lançado há mais de 60 anos, hoje é vendido a preços muito elevados.
  7. Podemos encontrar mais de 800 vinícolas mas as 4 principais companhias produzem cerca de 80% da produção do país: BRM Hardy, Mildara-Blass, Orlando e Sourthcorp Wines.
  8. As primeiras vinhas foram plantadas em 1788 quando ainda era uma colónia britânica. Dois séculos depois torna-se uma potência no mundo vinícola.
  9. Os vinhos australianos são admirados pela consistência dado que existe uma grande uniformidade das safras.
  10. Em 1996, a Australian Wine Foundation criou um projedo denominado “Strategy 2025” onde aponta metas e desejos para 2025. Entre os objetivos esrão um valor de vendas anual de 4,5 bilhões de dólares.

É fã do vinho australiano? Partilhe connosco a sua opinião. 

Quer saber mais sobre a Tasmânia? Clique aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário