segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Ice Wine - o novo vinho da moda!

Conhecido como Ice Wine, o vinho de gelo é um vinho licoroso produzido a partir de uvas congeladas. Descoberto na Alemanha no século XXVIII, é no Canadá que atualmente dispara a sua produção a partir de 1990. Doce e com uma acidez elevada, apresenta geralmente notas de mel, frutas e nozes. A encantar o mundo, o ice wine cresce exponencialmente no mercado.


Como é produzido?
A partir de uvas congeladas, estas mantém a congelação até serem prensadas. Os açucares não congelam, apenas a água, permitindo uma uva mais concentrada e muito doce. O congelamento acontece antes da fermentação, e a colheita ocorre em Janeiro no Hemisfério Norte. Existe o risco de podridão, exigindo este vinho uma grande força de trabalho para a colheita ser feita em horas. Estamos a falar de uma produção pequena pois as uvas têm que estar totalmente congeladas. Vulgarmente o vinho é vendido em garrafas de 375ml.  Dado que as uvas têm que enfrentar pelo menos 3 dias de  -8ºC de temperatura, poucas regiões vinícolas conseguem produzir este néctar. Temperaturas superiores podem trazer podridão e comprometer a qualidade do vinho.

Quem produz?
Atualmente o Canadá e a Alemanha são os grande produtores seguidos pela Áustria, Croácia, República Checa, França, China, Hungria, Itália, Luxemburgo, Eslováquia, Eslovénia e Suécia.

Qual o preço?
O valor depende da região, mas estamos a falar de um vinho dispendioso. São necessários em torno de 3kg de uva (ou uma videira) para produzir uma garrafa de 375ml, sendo um dos vinhos mais caros do mundo. A garrafa mais cara foi vendida por $30 000.

Aconselha-se que o vinho seja consumido jovem para que a acidez fresca e a doçura sejam apreciadas. Recentemente o envelhecimento deste néctar está sendo explorando, tendo sido lançado um Ice Wine envelhecido. Veremos o que o futuro nos trará.


Sirva o seu vinho de gelo como aperitivo ou vinho de sobremesa.  

Sem comentários:

Enviar um comentário