segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Enofobia - quando o vinho causa medo!

Se achamos que há coisas impossíveis, estamos completamente errados. Recentemente descobri a existência de algo chamado “Enofobia”, ou seja, o medo persistente e anormal a vinhos. Medo de vinhos?! Sim, leu bem, há pessoas para tudo. Caracterizada por uma ansiedade anormal, os individuos sofrem momentos de nervosimo extremo, náuseas e incapacidade de articular.. Também chamada e oenofobia, muitas vezes é confundidada com dipsofobia, isto é, o medo de beber bebidas alcoólicas.

 Há várias variantes a esta fobia: há quem tenha receio do processo de escolha de um vinho em ambiente social, há quem tenha medo de sofrer uma intoxicação. No entanto, resume-se a fatores irracionais e impulsivos.

As causas, como qualquer fobia, estão associadas muitas vezes a momentos traumáticos sofridos pelos individuos ou a razões intrinsecas à pessoa.

Parece algo de outro mundo, mas a verdade é que existe quem sofra deste mal. Se houvesse medo a maus vinhos, compreendia-se. Para nós enófilos, a única coisa que nos traumatiza é sem dúvida, um mau vinho, um mau serviço ou uma má harmonização. 

Sem comentários:

Enviar um comentário