terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Provença - a capital do vinho rosé!

Conhecida como a capital do rosé, a Provença é uma das poucas regiões vinícolas do mundo que se dedica à produção deste tipo de vinho. Sem modestia, a produção do vinho rosado corresponde a 80% da produção total de vinho! Os restantes tipos de vinho têm uma presença muito pequena. Estamos a falar da região do mundo que mais produz rosés e que se destaca mundialmente com os vinhos mais conceituados.

Localizada no sudeste da França, estende-se desde do Rhône até à margem direito do Var, sempre banhada pelo mar mediterrâneo. O clima da região é de influência mediterrânica, com ventos humidos e dos Alpes com ventos frios e secos. Protegida pelas montanhas, encontramos pequenos micro-climas dependendo da região. Em destaque, encontramos a sub-região com maior produção, The Côtes de Provence seguida por Coteaux d’Aix-en-Provence.

Como são os vinhos?
Geralmente leves, jovens, frutados e deliciados acompanham na perfeição saladas, mariscos e peixes. A dieta local mediterrânica à base de tomate, azeite, alho, entre outros, casa na perfeição com os rosés da Provença. Com um acidez vincada, encontramos vinhos frescos com uma tonalidade de salmão clara e translúcida. Sempre marcantes, estes vinhos vão demonstrando várias personalidades conforme o terroir.

Enquanto muitos apostam em grandes tintos, brancos e espumantes, a Provença com orgulho dedica-se ao que tem de melhor: o seu vinho Rosé. Deixamos a sugestão para quem aprecia comida mediterrânica!

Sem comentários:

Enviar um comentário