quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A sub-região do baixo Corgo, o berço do Douro.

O grande amável Douro, é simplesmente a região vinícola demarcada mais antiga e é igualmente património da humanidade da Unesco! O seu nome deve-se ao rio que atravessa montes e vales desde Freixo espada à Cintra até à foz no Porto. Com uma das paisagens mais admiradas, encontra-se dividido em 3 sub-regiões: baixo corgo, cima corgo e douro superior. A região para além de produzir o famoso vinho do Porto, hoje é reconhecido pelos excelentes vinhos tintos e brancos. Da sua paisagem, destacamos os socalcos que foram construídos nos montes, mostrando uma beleza inconfundível.

Hoje vamos falar do Baixo-corgo.

Região vitivinícola do Douro
A sub-região do baixo corgo é a região mais a oeste do Douro, e compreende a região desde Barqueiros até ao rio corgo. Das 3 sub-regiões é a com menor território mas apresenta maior percentagem de ocupação de vinhas plantadas. Foi o berço da viticultura na região do Douro e hoje é uma região com elevada produção de vinhos do Porto.

Com 14000 hectares de plantação, a sub-região tem quase 16000 produtores havendo assim poucos hectares por cada produtor. Com maior pluviosidade e o clima mais ameno que as restantes sub-regiões, o baixo corgo produz vinhos do Porto mais jovens. O clima de influência atlântica, permite igualmente solos mais férteis e elevada produção.


Apesar da tradição do vinho do Porto, hoje o baixo corgo tem revelado excelente qualidade na produção de vinhos de mesa devido ao clima mais ameno. Os seus vinhos são geralmente mais jovens e frescos apresentando igualmente um carácter frutado. As castas cultivadas são idênticas nas sub-regiões, vemos em destaque a tintas touriga nacional, touriga franca, tinta barroca, tinta Roriz e tinto cão; nas brancas a Malvasia fina, o gouveio, o rabigato e o viosinho. 

Não deixe de visitar esta região e desfrute de um bom vinho duriense. 


Sem comentários:

Enviar um comentário