terça-feira, 15 de novembro de 2016

Fernão Pires, a pérola do Tejo!

Fonte: O Grande Livro das Castas
A apaixonante casta Fernão pires (ou Maria Gomes na Bairrada) é amada por muitos devido ao seu carácter jovem e frutado mas desconsiderada por outros devido à sua simplicidade. Uma das castas brancas mais plantadas em Portugal, o seu lar predileto é a região da Bairrada, Setúbal, Lisboa, Setúbal e principalmente o Tejo.
Na grande imensidão das castas portuguesas, a Fernão Pires, na região do Tejo tem brilhado, sendo uma casta tão exuberante que é difícil um enólogo produzir um mau vinho. Produz vinhos ricamente perfumados com uma acidez baixa e acrescenta aromas intensos frutados e florais aos lotes. Dada a sua riqueza e versatilidade, é utilizada para a produção de vinhos jovens, espumantes, frisantes, licorosos e para colheitas tardias com objetivo de produção de vinhos doces.
Em geral os seus mostos são menos concentrados e menos alcoólicos. No entanto, apesar de na sua grande maioria produzir vinhos jovens, leves e frutados, também pode ser utilizada para vinhos encorpados através de por exemplo da colheita tardia.

Para quem aprecia vinhos jovens e frutados, o Fernão Pires não desilude ninguém. 

E vocês já experimentaram esta casta?


Sem comentários:

Enviar um comentário