sábado, 12 de novembro de 2016

Espumantes não são vinhos só para festas!

 A estrela das celebrações, os espumantes, com as suas bolhas brilhantes e os seus aromas agradáveis encantam todos! Convidado assíduo em casamentos e festas, é sempre visto como uma bebida para ocasiões especiais. No entanto, os espumantes são dos vinhos mais versáteis para acompanhar refeições! Quantas vezes adquirimos espumantes para acompanhar refeições? Apesar de polivalente, este vinho tem sofrido o preconceito de não ser um vinho gastronómico.
Em relação aos vinhos tranquilos (sem gás), os espumantes são mais versáteis sendo praticamente impossível a harmonização ser má, seja qual for o prato. Podem ser servidos desde as entradas até à sobremesa!
Vejamos algumas ideias sobre os espumantes

1.    São fantásticos para acompanhar entradas. Opte pelos espumantes brutos ou secos para iniciar.
2.    Acompanham bem pratos de carne, peixe, mariscos, saladas e comida oriental. Os espumantes brutos são os melhores para as refeições principais.
3.    A harmonização perfeita é com pratos salgados e gordurosos. Carne assada e leitão são ótimos exemplos!
4.    Os espumantes doces e meio-secos são ideais para acompanhar sobremesas. Sobremesas mais ácidas como as que contém fruta, devem ser harmonizados com os meio-secos.
5.    Combinam bem com queijos, principalmente os meio-secos. As bolhas realçam o sabor salgado do queijo.


Algo que distingue os espumantes dos vinhos tranquilos é o facto de carregarem sempre a classificação quanto à doçura. No ato de escolher para harmonizar é sempre uma ajuda preciosa. Um pormenor essencial a ter em conta, é que estes vinhos necessitam de estar sempre frescos. Não devem ser servidos a mais de 12ºC!

Classificação dos espumantes quanto ao açúcar por ordem crescente. 


Vamos terminar com o preconceito de espumantes serem só vinhos de festa. Sim, podem ser vinhos para grandes refeições!



Sem comentários:

Enviar um comentário