segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Vinho frisante é espumante?!

Para muitos, um vinho gaseificado é necessariamente um espumante ou champagne. A verdade é que a confusão persiste. Já falámos da diferença entre espumante e champagne e hoje vamos falar sobre outro tipo de vinho confundido por espumante: o vinho frisante.

O que é um vinho frisante afinal?

O vinho frisante é um vinho com um pouco de gás carbónico cujo o gás é gerado no processo de fermentação da uva. São vinhos jovens, leves e geralmente frescos. A grande diferença destes vinhos para o espumante é que têm metade do gás e menos espuma devido ao facto do espumante sofrer mais uma fermentação que o frisante. Na produção são usadas essencialmente uvas de regiões mais frescas e altas para que se possa gerar vinhos frescos e com alguma acidez. Enquanto que os espumantes, geralmente repousam dois anos e sofrem com frequência processo de envelhecimento, os vinhos frisantes são vinhos para serem bebidos jovens. Podemos também evidenciar o menor grau alcoólico dos vinhos frisantes face aos restantes. O vinho frisante mais famoso é o italiano Lambrusco!

Quando devem ser bebidos?

Os vinhos frisantes assim como os espumantes, são vinhos muito versáteis. Podem acompanhar facilmente entradas, aperitivos, pratos principais e até sobremesas. A comida mediterrânica é perfeita para este vinho. Experimente um frisante com pizzas, massas italianas, frango assado e mariscadas. Os vinhos rosés são uma opção segura para acompanhar sobremesas.

E vocês, o que acham dos vinhos frisantes? 

Sem comentários:

Enviar um comentário