quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Madalena do Pico - cidade portuguesa do vinho 2017!

Foi finalmente anunciado o vencedor do concurso para a Cidade Portuguesa do Vinho de 2017 – Madalena do Pico nos Açores. O objetivo deste concurso é valorizar e promover as regiões vinícolas mas acima de tudo trazer um dinamismo económico, gastronómico e cultural a uma cidade cuja atividade vinícola é crucial. Após uma disputa renhida, este ano foi escolhida uma região demarcada dos Açores. Muitas vezes não são vistos como uma região de vinhos, mas a verdade é que a história vinícola dos Açores remonta o século XV. Em 2004 a vinha da ilha do Pico foi classificada como Património Mundial pela Unesco estando incluída nas 13 regiões vinícolas com essa classificação. O grande objectivo deste protejo para o município é o aposta no enoturismo.

 A ilha do Pico iniciou-se no mundo dos vinhos com vinhos licorosos brancos com base nas castas Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez. Já no século XVII exportava-se para a maioria dos países europeus. Um vinho geralmente de tom dourado, doce com estágio em madeira.

Com a necessidade de expansão no mercado, a região começou a produzir vinhos brancos e espumantes com as mesmas castas. Atualmente, são produzidos mais de meio milhão de litros!

Lajido
Vinho licoroso DOC Pico
Com solos vulcânicos e um clima marítimo ameno e húmido, as vinhas são abrigadas da precipitação, do vento e do ar salgado do mar através dos currais, muros de pedras em volta das vinhas. Essa construção foi considerada uma das mais complexas realizadas pelo Homem. 

Com esta nomeação, teremos uma maior divulgação dos vinhos e do enoturismo da região.  O vinho licoroso é uma excelente opção de oferta para este Natal. Excelente para acompanhar sobremesas e petiscos. Fica também uma sugestão para uma viagem em 2017!


Sem comentários:

Enviar um comentário