domingo, 20 de novembro de 2016

O que é um vinho de inverno?

O tempo está a arrefecer e começamos a querer comidas de inverno. Com a aproximação de uma nova estação, começo a ouvir vários entendidos a falar nos “vinhos de inverno”. Mas afinal o que são vinhos de inverno?

Os tintos de inverno.

Tradicionalmente o verdadeiro vinho de inverno, os tintos acompanham bem os pratos quentes e fortes mais habituais da estação como assados, carnes, massas, sopas entre outros. Sendo uma época fria, muitos aproveitam para degustar vinhos mais alcoólicos, encorpados acima de tudo calorosos. Há quem afirme que os vinhos tintos com mais álcool devem ser consumidos no inverno. Quanto mais encorpado, potente e complexo o vinho, melhor acompanhará as verdadeiras comidas de inverno usualmente pesadas e com molhos densos.

Os brancos de inverno.

Geralmente associado ao verão, tem sido difícil para o vinho branco conquistar o mercado no inverno uma vez que este deve ser servido a temperaturas mais frescas que o vinho tinto. No entanto, há vários pratos de inverno que podem fazer brilhar o vinho branco como a caldeirada de peixe. Dada a complexidade dos pratos de inverno, associa-se um vinho branco de inverno a vinhos mais complexos, estruturados e com intervenção da madeira. O carácter alcoólico do vinho também é relevante sendo aconselhado a degustação de vinhos brancos mais alcoólicos para esta estação. Os de origens de regiões com climas mais quentes geralmente são mais calorosos e mais indicados para esta estação.  

Por fim, os rosés normalmente são identificados como vinhos de primavera ou verão e também não têm lugar no Inverno. No entanto, podemos encontrar no mercado rosés mais complexos que são uma alternativa para acompanhar por exemplo um frango assado. Já os espumantes sofrem do mesmo mal dos vinhos brancos.

Neste inverno frio, não há nada melhor que uma lareira acesa e um copo de vinho! Aproveite esta estação para desfrutar dos vinhos mais complexos e alcoólicos.



Sem comentários:

Enviar um comentário