segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Diabetes e vinho, relação proibida?


Hoje é o dia mundial dos diabetes e não podíamos deixar de nos dirigir a quem sofre desta doença. Ainda há muitas dúvidas sobre se os diabéticos podem ou não beber vinho. Apesar da grande infusão dos benefícios do vinho, há quem ainda tenha receio dos seus malefícios. Fomos então investigar o que a comunidade cientifica diz sobre este assunto e descobrimos o seguinte:
  1. De todas as bebidas alcoólicas, o vinho é a mais favorável para dos diabéticos.
  2. O consumo regular de vinho equivalente a 48gramas de álcool (2 copos de vinho), esta associado a uma redução de 30% no risco de ter diabetes. As doses de álcool melhoram a sensibilidade à insulina e potenciam o uso na nossa glicose. (fonte: Diabetes Care)
  3. Um estudo Israelita mostrou que o consumo de um copo de vinho por dia é capaz de diminuir a glicemia. (fonte: Diabetes care)
  4. Após o acompanhamento de diabéticos do tipo 2 durante 2 anos, o consumo diário de vinho tinto, trouxe uma melhoria nos níveis de colesterol e da qualidade do sono.(fonte: Diabetes care)
  5. Um estudo com 900 idosos diabéticos provou que o consumo de pelo menos 14gr de álcool, reduz o risco de morte de doenças cardíacas (fonte: revista JAMA)
  6. O vinho mais indicado para diabéticos é o tinto seco dado o nível baixo de açúcar.
  7. Os diabéticos podem beber vinho caso a doença esteja controlada e monitorizem regularmente os níveis de açúcar.

Apesar de todos os estudos científicos, cada caso deverá ser avaliado previamente pelo médico. No entanto, o vinho não deverá ser visto como algo mau ou negativo para a saúde, pelo contrário! Para quem não sofre de diabetes, o consumo regular de vinho previne o aparecimento da doença!

Sem comentários:

Enviar um comentário