quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Marisco só com vinho branco?!

Desde grelhado a estufado, o marisco ganha seguidores fieis por onde passa. Portugal tem o costume de consumir mariscos ao natural mas também bem acompanhados com arroz e caldeiradas. A questão que colocamos hoje é que vinho devo optar para harmonizar.

Em geral, o marisco apresenta sabores frescos e delicados pelo que nunca deverá ser acompanhado por vinhos fortes. Dada a frescura e acidez, os vinhos ideais são frescos, ácidos e leves. No entanto dentro do mundo dos mariscos há diversas opções com sabores e textura distintas.

Vejamos algumas ideias:

  • Os vinhos rosés frescos são uma das opções. Dados os seus aromas a frutos vermelhos equilibram na perfeição com a suavidade do marisco. No caso de pratos com molho, um rosé mais seco é perfeito.  
  • Um vinho especialmente versátil como o espumante, acompanha na perfeição pratos de marisco principalmente os mais leves. Devem ser servidos bem frescos.  
  • O vinho branco é considerada a opção principal para acompanhar marisco. Devem ser secos, frescos e um pouco ácidos. O vinho verde é uma das opções perfeitas para mariscos grelhados! No caso de pratos mais exigentes com molhos e especiarias mais fortes, é recomendável um branco com madeira mais estruturado. No caso de pratos picantes, é aconselhável um vinho com alguma doçura de forma a equilibrar a explosão do prato.

O vinho tinto, em geral, não é recomendado para acompanhar mariscos pois sobrepõe-se aos sabores deliciados do prato. No entanto, no caso de mariscos cozidos há quem recomende vinho tinto pelo que não é uma relação impossível! Caso queira arriscar, opte por um vinho tinto leve e elegante
Como qualquer harmonização, a decisão ficará ao gosto de cada um.

1 comentário:

  1. O paladar humano nao é uma democracia... muito pelo contrario, trata-se de uma DITADURA fisiologica e fisico-quimica. Mariscos são ricos em iodo, os tintos em taninos, e a saliva humana em proteínas como a albúmina, ptalina e mucina, que juntos... provocam uma sensação de sabor metálico.
    Sommelier Mike Taylor / www.woinos.com / consulting@woinos.com

    ResponderEliminar