quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A moda das celebridades e dos vinhos!

De vez em quando, lá vejo uma notícia sobre uma celebridade que decidiu produzir vinhos. Atualmente, um famoso que se preze tem projetos paralelos e a produção de uma marca de vinho é cada vez mais comum. Ser um enófilo e produtor de vinho é sempre uma característica admirável. Se o fazem por amor ao vinho ou apenas como uma oportunidade de negócio, é difícil desvendar. A aposta em bons rótulos com os seus nomes é uma porta aberta para a entrada no mercado. 

Esta semana, chegou a vez do famoso tenista Novak Djocovic. Este adquiriu recentemente na sua terra natal, Šumadija na Servia, uma propriedade de 5 hectares com vinhedos. O território comprado, tem vinhedos com mais de 50 anos e encontravam-se abandonados. Prevê-se que a produção arranque em 2017 ou 2018. Veremos como serão estes vinhos. 

Outro novo membro no mercado de Vinhos foi o jogador de futebol Andrés Iniesta, com produção arrancada em 2010 na região de Albacete. Brad Pitt e Angelina Jolie também aventurados neste mercado, possuem a Chateau Miraval com 1000 hectares que produz o famoso vinho rosé Miraval que na data do lançamento esgotou em 5 horas. Madonna, Andrea Bocelli e Drew Barrymore são outros nomes de famosos que criaram as suas próprias marcas.

Se os vinhos são bons ou não, não posso opinar pois confesso que não experimentei. Mas a verdade é que, estes vinhos são adquiridos essencialmente por fãs e até por pessoas que não apreciam vinho. Uma estratégia de marketing fantástica.
 Só por carregar consigo o nome de uma celebridade, o vinho é vendido com preço inflacionado e com uma posição destacada no mercado. Haverá no meio disto alguma paixão pelo vinho? Haverá um contributo para enologia ou é apenas marketing? Fica na consciência de cada um... 

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