De vez em quando, lá vejo uma notícia sobre uma celebridade
que decidiu produzir vinhos. Atualmente, um famoso que se preze tem projetos
paralelos e a produção de uma marca de vinho é cada vez mais comum. Ser um
enófilo e produtor de vinho é sempre uma característica admirável. Se o fazem
por amor ao vinho ou apenas como uma oportunidade de negócio, é difícil
desvendar. A aposta em bons rótulos com os seus nomes é uma porta aberta para a
entrada no mercado.
Esta semana, chegou a vez do famoso tenista Novak Djocovic.
Este adquiriu recentemente na sua terra natal, Šumadija na Servia, uma
propriedade de 5 hectares com vinhedos. O território comprado, tem vinhedos com
mais de 50 anos e encontravam-se abandonados. Prevê-se que a produção arranque
em 2017 ou 2018. Veremos como serão estes vinhos.
Outro novo membro no mercado de Vinhos foi o jogador de
futebol Andrés Iniesta, com produção arrancada em 2010 na região de Albacete.
Brad Pitt e Angelina Jolie também aventurados neste mercado, possuem a Chateau
Miraval com 1000 hectares que produz o famoso vinho rosé Miraval que na data do
lançamento esgotou em 5 horas. Madonna, Andrea Bocelli e Drew Barrymore são
outros nomes de famosos que criaram as suas próprias marcas.
Se os vinhos são bons ou não, não posso opinar pois confesso que não experimentei. Mas a verdade é que, estes vinhos são adquiridos essencialmente por fãs e até por pessoas que não apreciam vinho. Uma estratégia de marketing fantástica. Só por carregar consigo o nome de uma celebridade, o vinho é vendido com preço inflacionado e com uma posição destacada no mercado. Haverá no meio disto alguma paixão pelo vinho? Haverá um contributo para enologia ou é apenas marketing? Fica na consciência de cada um...
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