quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Cozinhar com vinho!

Para além da habitual degustação como um acompanhamento, o vinho é uma bebida milenar bastante apreciada e utilizada igualmente como ingrediente no mundo da culinária. Com toda a complexidade do vinho, a utilização deste na gastronomia permite obter pratos sofisticados e com variadíssimos aromas e texturas. Se para os grandes chef''s o uso do vinho é intuitivo, para muitos amadores a escolha é difícil.
    Hoje trazemos umas dicas para o uso do vinho:

  1. O vinho serve essencialmente para marinar/ temperar e como liquido para cozinhar outros alimentos.
  2. Se um vinho é mau para beber então também será mau para cozinhar. Escolha sempre um vinho que poderia beber.
  3. A maioria das receitas contempla um ou dois copos de vinho por receita familiar. Pouco vinho gera pouco tempero mas o excesso de vinho poderá arruinar o prato.
  4. O vinho branco é aconselhável para vegetais, frutos do mar, peixe e carnes brancas. Dada a elevada a acidez, combina na perfeição com elementos mais adocicados.
  5. O vinho tinto é ideal na incorporação de pratos mais intensos e exigentes. Carnes mais pesadas como as de caça e as bovinas são equilibradas com a introdução de vinho tinto.
  6. Comidas ácidas como as temperadas com limão e vinagre pedem um vinho ácido como o vinho verde.
  7. Os vinhos mais doces como o vinho do porto, da madeira e o marsala, brilham nas sobremesas. No entanto, a utilização destes em pratos salgados são uma excelente opção para dar um toque agridoce ao prato.
  8. Quanto mais temperados e intensos os pratos mais encorpados e aromáticos deverão ser os vinhos.
  9. Para além dos vinhos fortificados, os espumantes doces são uma boa opção para sobremesas quer para humedecer bolos quer como para recheios e cobertura.
Quer seja um especialista ou não na cozinha, as receitas com adição de vinho são sempre especiais quando bem feitas. Quanto melhor o vinho, melhor será os aromas do prato. Para uma harmonização perfeita, experimente servir o vinho que foi utilizado na preparação do prato. Não falha!

Sem comentários:

Enviar um comentário