sábado, 10 de dezembro de 2016

Dor de cabeça depois de beber vinho? Foi encontrada a solução!

Com o vinho cada vez mais na moda, a ciência investiga cada vez mais sobre este nectar e formas de ajudar o consumidor habitual. É incrível a quantidade de noticias diárias sobre o vinho realizadas pela ciência! Foi na Time que foi lançado uma notícia para todos aqueles que com alguns copos de vinho sofrem de enxaquecas. Num jantar de amigos, com conversas pela noite dentro, copo segue atrás de copo e depois só no dia seguinte transparecem os efeitos. A dor de cabeça é um dos efeitos mais mencionados pelos consumidores! Se quer aproveitar bem um momento de convivio com amigos, temos uma boa noticia: já foi encontrada a solução.

Porque surge a dor de cabeça?

Após investigação, foi concluído que os taninos do vinho aumentam a produção de serotonina no cérebro e essas mudanças provocam as dores. Nesses casos, o vinho branco é preferível para quem sofre habitualmente de enxaquecas dado que este não contempla na sua composição os taninos.

Segundo a investigação realizada, existe uma substancia no vinho denominada “tiramina” que causa as pontadas na cabeça devido ao efeito provocado na pressão arterial. No caso do vinho tinto, a situação é agravada dado que este contém histamínicos que são dificilmente metabolizados pelo nosso organismo. De forma a evitar esse efeito, foi encontrada a solução: tomar um anti-histaminico antes de beber!

Para além desta solução encontrada existem alguns truques clássicos para contornar os efeitos do alcool no cérebro. Experimente beber água intercalada com o vinho ou no final,  desta forma irá aliviar a secura provocada pelo mesmo. No final da noite, ingira uma colher de sopa de mel uma vez que a frutose do mel ajuda a metabolizar o alcool no sangue. Por fim, a solução clássica: tenha cuidado com as quantidades. Saboreie e disfrute do vinho sem exagerar nas quantidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário