segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Tinta barroca - uma estrela do Douro!


Uma das castas que mais brilha na região do Douro é a famosa Tinta Barroca. Enraizada na cultura vinícola da região, pertence às castas recomendadas para produção do vinho do Porto. Hoje está presente em muitos blends de grandes tintos do Douro.
A grande característica desta casta é a sua abundância na produção e o facto de proporcionar vinhos com elevado teor alcoólico. Em geral, os produtores apreciam a produção da Tinta Barroca dado que esta é bastante produtiva e resistente a pragas. Os bagos desta casta são bastante generosos em açúcar proporcionando vinhos com um grau alcoólico generoso.
Que vinhos esta casta proporciona?
Geralmente a Tinta Barroca, gera vinhos macios, doces, perfumados, com taninos suaves mas bastante alcoólicos tornando-se vinhos mais rústicos. A sua pele é bastante escura e fina daí o facto de produzir taninos fracos. Dessa forma, esta casta está presente sempre em blends não sendo a mais indicada para vinhos monovarietais. Sozinha a casta produz vinhos desequilibrados e pouco concentrados necessitando assim de apoio de outras castas com maior presença de taninos.
Vejamos algumas características:
Origem: Douro (atualmente presente na África do Sul)
Superfície vitícola atual: 7 000 ha 
Terroir predileto: Uma vez que não aprecia muita chuva nem muito sol, esta casta é indicada para regiões mais amenas. É produzida geralmente em zonas mais frescas e sombrias de forma a controlar o nível de açúcar das bagas.
Aromas mais comuns: florais, frutos pretos, cogumelos.
Se já bebeu vinho do Porto, provavelmente já bebeu vinhos com esta casta. Atualmente é muito mais do que uma casta para vinho fortificado, está bem presente em grandes blends do Douro. Sem dúvida, uma das peças fundamentais do grande sucesso do Douro!

Sem comentários:

Enviar um comentário