quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Retsina – o vinho que sabe a árvore de natal!

Vinho com sabor a árvore de natal? Sim, é possível graças a um dos mais famosos vinhos resinados o grego “Retsina”.

Apesar de poucas vezes referido, a Grécia produz vinho desde 4000 anos a.C.! Marcando presença como um dos países do velho mundo dos vinhos, o vinho foi usado ao longo de séculos não só para festas mas também como medicamento. Em todo o país há marcas do processo de vinificação com grandes áreas de cultivo e inclusive grainhas de uvas em túmulos antigos. Atualmente o país produz com grande qualidade vinhos e cultiva mais de 250 variedade de castas.

O vinho Retsina é assim um dos vinhos gregos mais famosos do mundo que é feito através da adição de resina de pinheiro geralmente no processo de vinificação do vinho branco e rosé. Tudo começou com a introdução da resina para preservação da oxidação através do impedimento de entrada de ar. Há quem especule que a sua utilização foi também para desmotivar os romanos a roubá-lo. A verdade é que se tornou um vinho famoso e bastante apreciado no verão. Para quem ainda não provou trata-se de um vinho bastante intenso com os aromas da resina do pinheiro a dominar. Um vinho muito diferente que ou se ama ou se odeia.

No mercado podemos encontrar vinhos “resinados” mas tenha atenção “Retsina” é uma denominação apenas para os produzidos na Grécia e no Chipre. (parece a velha história do champagne/espumante). Na época de natal, com o calor da lareira e o pinheiro a brilhar, Retsina encaixa na perfeição.


Se experimentar, partilhe connosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário