quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Vinha Grande tinto 2014!

A Sogrape é aquela empresa vinícola que despensa apresentações. Com dezenas de vinhos premiados, foi considerada a melhor vinícola do mundo. Desde o famoso Mateus Rosé até ao grandioso Barca Velha, a empresa continua a brilhar apresentando vinhos de elevada qualidade. Uma das suas marcas mais famosas, destaca-se a casa ferreirinha. Uma casa que sabe produzir bons vinhos há séculos, sendo o seu topo de gama o tão conhecido Barca Velha. Desta casa também podemos encontrar vinhos bem conhecidos como o Papa Figos, Planalto, Esteva e Vinha Grande. É assim uma marca de referencia da região demarcada mais antiga: o Douro.

Hoje venho trazer-vos um dos vinhos chave da marca Ferreirinha: Vinha Grande tinto 2014:

Vinho: Vinha Grande Ferreirinha Tinto 2014
Vinícola: Casa Ferreirinha/ Sogrape
Teor alcoólico: 13,5%
Região: DOC Douro (uvas da sub-região cima corgo e Douro superior)
Castas: 55% Touriga Franca, 20% Touriga Nacional, 20% Tinta Roriz, 5% Tinto Cão
Envelhecimento: Maturação em barricas de carvalho francês entre 12 e 18 meses.
Longevidade: Beneficia de maturação em garrafa por 2 a 3 anos sendo o auge previsto para o 5º ou 6º ano de envelhecimento em garrafa. Prevê-se que se mantenha em boas condições por 10 a 15 anos.
Harmonizações: Uma opção perfeita para acompanhar, carnes, queijos e pratos com molhos mais fortes.
PVP: 9,99€
Notas de prova: Um vinho de cor rubi intenso com boa profundidade. No nariz é intenso e complexo com destaque para os frutos vermelhos e especiarias. Sentimos o elegante toque a madeira. Na boca caracteriza-se por ter um bom volume com taninos bem lapidados com toque de frutos vermelhos. Por fim, somos presenteados por um final longo e persistente.

É um vinho típico do Douro que apesar de mostrar carácter é igualmente elegante. Uma opção que não falha em qualquer jantar pelo que recomendo a prova. Mais uma prova da qualidade dos vinhos produzidos pela Casa Ferreirinha. Caso já tenha experimentado, partilhe connosco a sua experiência!

Sem comentários:

Enviar um comentário