terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Vivino - a aplicação que promete ajudar a escolher um bom vinho!

Com mais de 19 milhões de utilizadores, a aplicação Vivino tem conquistado o mundo dos amantes do vinho. Com uma biblioteca com mais de 10 milhões de vinhos, regista diariamente 300 000 pesquisas de vinho.
Vejamos algumas funcionalidades da aplicação:
  1. - Através de um pequeno scan de um rótulo, a aplicação identifica o vinho e reporta logo as classificações dos utilizadores, as informações básicas do produto, a média do preço e as notas de degustação. Esta é sem dúvida a grande bandeira deste aplicativo. Acabar com as más escolhas de vinho num supermercado. Quando estiver na dúvida para escolher um vinho, procure no Vivino as classificações. Apesar das opiniões serem subjetivas, por vezes grandes diferenças de cotação são reais. Com as notas de degustação também adquire a perceção de como será o vinho.
  2. - Permite ao utilizador fazer o registo de todas as provas de vinho, apontando as suas próprias opiniões. Com o uso contínuo da aplicação, o utilizador poderá ver no futuro o que achou de um vinho que bebeu no passado, comparando igualmente safras. Para os mais esquecidos é um ponto a favor.
  3. - Na aplicação podemos seguir vários enófilos e criar uma rede de “amigos”. Assim, diariamente podemos acompanhar o que os outros da rede provam e os seus pareceres. Se precisa de sugestões para escolher um novo vinho, basta abrir o aplicativo.

Como qualquer aplicação informática há inconvenientes.
  1. - Na utilização diária da aplicação são percetíveis erros na informação dos vinhos como o preço, região, tipo de vinhos e até castas.  
  2. - A identificação do rótulo pelo scan não é 100% garantido. Esta dificuldade gera que o mesmo vinho tenha na verdade vários perfis. Com classificações distintas, os vários perfis não permitem informação acurada.
  3. - A classificação é feita de 0 a 5 pelo que teremos vinhos com cotação 3,5 que serão ligeiramente diferentes. À semelhança de grandes revistas de renome, a escala deveria ser mais alargada para uma pontuação mais correta.
  4. - Quanto às regiões vinícolas portuguesas, a aplicação apresenta falhas. Está contemplada o exemplo “vinhos tintos do Norte” e “vinhos tintos do Douro” que partilham vinhos do Douro. Assim como vinhos tintos do sul que não faz distinção dos Alentejanos para os de Setúbal. Os vinhos brancos do sul nem sequer estão categorizados. 
Apesar de alguns inconvenientes, concluo que a aplicação é interessante e útil. Com a utilização, somos estimulados a experimentar vinhos diferentes e a não nos acomodarmos aos do costume. É uma ótima ferramenta para escolhermos um bom vinho e interagimos com outros amantes da bebida.

Se ainda não tem conta, sugerimos que experimente!

Sem comentários:

Enviar um comentário