segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Farinha de uva? Irá ser tendência?

 Farinha de uva? Sim! Nas várias inovações da ciência, eis que surgem novas investigações sobre os benefícios da farinha de uva. Rica em antioxidantes é feita a partir das sobras de uvas (cascas e sementes) na produção do vinho. Nasce assim uma solução para o reaproveitamento das sobras que beneficia em simultâneo a saúde. Para já produzida em laboratório, prevê-se que no futuro passe a ser um produto comum. 

Como é feita a farinha?

Em média, na produção de vinho a partir de 35 toneladas de uvas, obtemos uma sobra de cascas e sementes equivalente a 15 toneladas. É justamente nas cascas que encontramos grande parte dos nutrientes. As sobras são assim secadas e assadas em forno brando e posteriormente trituradas finamente. Trata-se portanto de um processo relativamente simples.

Quais os benefícios do uso da farinha de vinho?

  • 1.    Pode ajudar a emagrecer graças ao valor concentrado de antioxidantes. Auxilia assim a perda de gordura abdominal além de ajudar na luta contra o colesterol.
  • 2.    Não contém a famosa proteína: Glúten!
  • 3.    Previne doenças cardiovasculares graças à ação contra o colesterol e ao controlo da pressão arterial.
  • 4.    Contém menos 60% das calorias da farinha de trigo.
  • 5.    Possui resveratrol, importante para a prevenção de diversos cancros.
  • 6.    Ativa a circulação sanguínea prevenindo o surgimento de varizes.

Os efeitos benéficos da farinha variam por casta e encontram-se ainda a ser estudados. A farinha de vinho já foi aprovada na elaboração de massas e bolo! A grande vantagem deste produto, é sem dúvida o reaproveitamento de resíduos e a possibilidade de aumento de rendimento para os produtores de vinho. Teremos que esperar pelo futuro para vermos se é apenas uma ideia ou se será tendência. 



Sem comentários:

Enviar um comentário