segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Vinho depois de aberto - o que fazer?

Quer num jantar de amigos, quer sozinhos, muitas vezes abrimos garrafas de vinho que não são consumidas por completo. Surge logo a dúvida da preservação do resto do vinho. Um vinho engarrafado evolui lentamente podendo aguentar anos. No entanto, depois de aberto, o contacto com o oxigénio acelera o processo. Os vinhos mais complexos, usualmente necessitam de respirar antes do consumo. Assim, o vinho bebido um dia depois de aberto terá características distintas do momento que foi aberto. Alguns enófilos  não consomem posteriormente o vinho, contudo, o vinho pode manter-se consumível por 3 dias, em geral. A forma como é conservado o vinho fará diferença.

Vejamos algumas regras básicas:

- Espumantes: Independentemente da qualidade, depois de aberto perdem o gás carbónico e o aroma em poucas horas. Devem ser consumidos no imediato.
- Vinhos tintos: Os vinhos mais leves podem durar no máximo 2/3 dias sem perderem qualidades já os mais encorpados e complexos podem chegar aos 5 dias.
- Vinhos brancos: Apesar de haver várias opiniões, no geral, admite-se que duram no máximo 2 dias, se guardado numa temperatura baixa.
- Vinhos Rosés: Dado o processo de vinificação são mais perecíveis, devem ser consumidos no mesmo dia.
- “Bag in box": Uma alternativa para quem bebe um copo de cada vez uma vez que duram cerca de 6 semanas.

Tempo de conservação aconselhável
Como conservar?

- Vinho deve ser armazenado em local frio e escuro mesmo no caso dos vinhos tintos. O frigorífico irá desacelerar o processo de oxidação.
- Opte por tapar a garrafa com um vedante de metal em vez da rolha que já se encontra provavelmente suja e inadequada.  
- As garrafas devem ser guardadas em pé de forma a reduzir a área em contacto com o ar.
- Evite guardar a garrafa na porta do frigorífico pois sofre maior volatilidade de temperatura.
-  Tape a garrafa a cada uso.
- Já há alguns “métodos” divulgados no mercado como o uso do vácuo e gás inerte. Apesar do método do vácuo ser fácil e mais acessível, há experiências que provam que os aromas são afetados.

- O método mais defendido por especialistas é colocar o vinho numa meia-garrafa e colocar no frigorífico. Reduz sensivelmente a área de contacto com o oxigénio e é mais fácil a conservação com a temperatura baixa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário