sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

O vinho da Tasmânia!

Regiões vinícolas da Tasmânia
A Tasmânia não é apenas uma ilha localizada a sul da latitude 40º, é igualmente uma região de vinhos! Pertencente à Austrália, a Tasmânia apenas tem 500 mil habitantes, e produz 1% do vinho australiano. Foi no século XVIII que foram plantadas as primeiras videiras mas o grande desenvolvimento da viticultura já foi no século XX. Foi uma das regiões pioneiras da Austrália a produzir vinho.
Vejamos os números:
Plantação: 1800 hectares
Produtores: 160 vinícolas
Produção: 1% da Austrália
Crescimento da produção na última década: 300%
O clima…
Dominada pelas montanhas, e pelo oceano, a Tasmânia tem um clima temperado marítimo com invernos secos e verões amenos. Devido ao clima frio e à amplitude térmica, as uvas amadurecem lentamente potenciando os aromas e preservando a acidez natural.  É considerado um país de clima frio produzindo excelentes vinhos.
Castas plantadas na Tasmânia
Os vinhos…
Geralmente elegantes, delicados e frescos, são feitos a partir de castas europeias devido à semelhança do clima. Os vinhos são típicos de regiões frias com destaque para o Pinot Noir, Chardonnay e os espumantes. A Tasmânia tem chamado à atenção pelos seus espumantes frescos e ácidos assim como o seu elegante Pinot Noir. Algumas casas vinícolas francesas já experimentaram a produção de espumantes com uvas da Tasmânia. Inicialmente a Tasmânia começou por plantar Cabernet Sauvignon e posteriormente foi apostando no Pinot Noir que melhor se adaptou à região. Algumas castas como Sauvignon blanc, syrah e Riesling estão a crescer dia para dia. 
Ficaram curiosos por provar? Nós também!



Sem comentários:

Enviar um comentário