sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Um olhar sobre os espumantes portugueses!

Produção do espumante "Raposeira"
Para quem acha que para encontrar um bom espumante tem que ser champagne, cava ou prosecco, está equivocado. Apesar da França Espanha, Itália e Alemanha dominarem o mercado dos espumantes, Portugal tem crescido com a sua qualidade cada vez mais reconhecida. A produção deste tipo de vinho ainda representa 1% da produção total do vinho em território nacional mas os números têm aumentado. O espumante branco domina sobre o tinto e o rosé com 78% do mercado.

A região da bairrada é região que mais tem apostado nos espumantes, tendo as restantes em geral estabilizado. O lançamento da designação Baga@Bairrada tem mostrado o investimento dos produtores locais. O objetivo é produzir vinhos com características locais com qualidade capaz de competir com os grandes espumantes internacionais.

A par da Bairrada, a região Távora-Varosa e Dão têm se destacado na produção de espumantes de elevadíssima qualidade. No entanto em termos quantitativos, o investimento tem se mantido. Apesar de não representado no gráfico, gostaria de destacar os espumantes de Alvarinho lançados pela região dos vinhos verdes que apesar de terem pouca representação têm atraído novos consumidores. A capacidade evolutiva do Alvarinho tem permitido criar espumantes complexos e com excelente qualidade. 


Infelizmente em Portugal, o espumante ainda é, muitas vezes, visto como um vinho de festas. A versatilidade gastronómica ainda não entranhou na cultura o que tem gerado a redução do consumo deste tipo de vinho no país. Caberá aos produtores primeiramente “educar” o consumidor e realçar todos as qualidades incríveis e versáteis desta bebida, ou então, tentar conquistar o mercado externo feroz. 

4 comentários:

  1. Temos excelentes espumantes! Cada dia melhores!

    ResponderEliminar
  2. Só discordo da citação do Prosecco, que para mim é um vinho muito ruim. Quanto aos espumantes portugueses, os que conheço são ótimos: Murganheira, Bágeiras, Raposeira e tantos outros.

    ResponderEliminar