quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Baga Bairrada - o mais recente espumante português!


Baga Bairrada é o mais recente espumante português lançado em 2015! Iniciativa da Comissão Vitivinícola da Bairrada criou um selo de qualidade de um espumante feito a partir de Baga, a casta típica da Bairrada com uma identidade e produção própria. Com o objetivo de conquistar o mercado mundial, o Baga Bairrada pretende atingir o topo dos espumantes! A bairrada sempre foi a região portuguesa dos espumantes, tendo o primeiro sido produzido em 1890 pelo Engº Tavares da Silva.
Os primeiros 5 espumantes com o selo Baga Bairrada

Um grupo de sete enólogos uniu-se de forma a desenvolver a regulamentação para garantir o melhor espumante de sempre e criar assim a logomarca. O objetivo é unir os produtores locais para valorização da região. O regulamento permite a criação de espumantes brancos, rosés e tintos mas todos a partir da casta Baga.

A iniciativa arranca com 5 grandes espumantes e já há mais empresas a estagiar garrafas como as Caves Montanha e Luís Pato.

A baga é a casta tinta predominante da bairrada e produz vinhos escuros muito concentrados em aromas que têm apresentado uma evolução em garrafa notável! Assim, surgiu a necessidade de preservar e potencializar a casta e a região vitivinícola.  


O alvo é a conquista do mercado mundial dos espumantes! A marca pretende em 2018 produzir um milhão de espumantes e alcançar 10% da produção nacional.

Vamos aguardar o feedback de quem já experimentou! Não fique de fora!






Sem comentários:

Enviar um comentário