domingo, 30 de outubro de 2016

Sabe o que é um Porto LBV?


Porto LBV 2009 Messias
O vinho do Porto dispensa apresentações! Um dos vinhos fortificados mais vendidos no mundo inteiro, o seu caracter único e diversidade de riquezas e aromas são inconfundíveis. No entanto, a compra desta pérola nem sempre é fácil graças à diversidade de nomenclaturas e variedades diferentes.

Mas afinal o que é um Porto LBV (Late bottled vintage)?

LBV é um Porto produzido a partir de uma colheita única e excecional e envelhecido entre 4 a 6 anos em barricas de carvalho para que a evolução oxidativa seja lenta. Posteriormente, permanece em garrafa pelo menos 3 anos antes de ser vendido. É assim, um Porto que está pronto a ser consumido no ato da compra uma vez que em garrafa a evolução é muito pequena. Pode ser consumido até 15 anos em garrafa! Na mesma, vem sempre mencionado o importantíssimo ano da colheita e a data de engarrafamento.

E no copo como são?

O porto LBV tem semelhanças com o Porto Ruby. De cor intensa e rica, encontramos um vinho encorpado com personalidade e bastante frutado. Acompanha bem frutos secos e queijos.

Apesar de não serem Vintages, os LBV’s têm a vantagem enorme de não necessitarem de tanto tempo para serem consumidos. A acrescentar o facto de permitirem uma experiência degustativa muito semelhante a um Vintage mas de uma forma mais acessível! É importante realçar que vêm sempre com rolha inteira e as garrafas devem ser conservadas deitadas. Na hora de degustar,  experimente decantar para não servir o vinho com depósito.


E vocês? Já experimentaram um LBV?

Sem comentários:

Enviar um comentário