terça-feira, 25 de outubro de 2016

No dia das massas falamos de vinhos!

Em 1998, foi escolhido o dia 25 de Outubro para celebração do dia mundial das massas com o objetivo de realçar a importância deste alimento para uma alimentação equilibrada. Nascida em Itália, é considerada uma comida de conforto e pode ser acompanhada com infinitas combinações de molhos e ingredientes. O que não pode faltar? Um bom vinho claro.

A massa só por si não é um prato, pois necessita de outros ingredientes e de molho para se tornar uma refeição. Assim, a escolha do vinho recai no que é complementado com a massa!

Há uma regra básica para acompanhar as massas: o vinho deve ser tendencialmente leve, um pouco ácido e não muito alcoólico. Devem ser evitados os vinhos pesados!

Vamos analisar pelo tipo de massa:

Molho de tomate e bolonhesa – a escolha é muito semelhante àquela discutida na postagem da Lasanha bolonhesa. O molho de tomate só por si é ácido pelo que é necessário um vinho com alguma acidez. Os tintos devem ser medianamente encorpados. Há medida que o molho se torna mais forte o corpo do vinho deve crescer. Cabernet Sauvignon e Syrah são sempre boas opções. Para variar, experimente um rosé mais encorpado.

Molho de queijo – um tipo de massa muito comum na América e fácil de combinar com vinho. Uma boa sugestão é um branco estruturado com alguma madeira. Já na secção dos tintos, é aconselhável um tinto leve.

Frutos do mar – classicamente acompanhados por brancos e rosés. Muitas vezes este tipo de massas tem uma elevada acidez pelo que se torna um par perfeito para o Vinho verde. Se for acompanhada com molho de tomate, sugerimos um Vinho Verde Rosé.

Vegetariana – um bouquet de primavera, este tipo de massas são geralmente frescas pelo que necessitam de um vinho branco leve e floral. Podemos igualmente harmonizar com um tinto leve caso seja adicionado molho de tomate.

Al pesto – composto por queijo e manjericão, acompanha muito bem um vinho branco. Quanto mais verde for o pesto, mais leve e vegetal deverá ser o branco.

Vamos celebrar o dia das massas com uma excelente harmonização!

Bom apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário