sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Rías Baixas - Albariño ou Alvarinho?

Situada a Noroeste da Península Ibérica, mais concretamente na província de Pontevedra, as Rías Baixas apresentam anualmente vinhos brancos de elevada qualidade. Devido ao seu clima atlântico, com invernos chuvosos e verões amenos, a sua principal casta Albariño tem encontrado um lar para crescer. Apesar de haver outras castas na região, o albariño corresponde a 97% de toda a plantação! É portanto a região de Espanha que partilha a grande casta Alvarinho da região dos Vinhos verdes. Produzindo anualmente mais de 23 milhões de litros, estamos a falar do produto fundamental para a sustentabilidade económica da região.

Mas qual será o melhor? O Alvarinho português ou o Albariño das Rías Baixas? Existe de facto diferença? Tive a oportunidade de provar recentemente o espanhol, e pude finalmente comparar com o português.

O vinho apresentou uma cor palha com uns tons esverdeados muito brilhantes. Deduzi que estávamos perante um vinho fresco. No nariz, notas florais e vegetais e na boca persistente, um pouco ácido e fresco. Concluo assim que traduz claramente a geografia da região! Ao provar o vinho, imaginei de imediato os grandes pastos verdes da região e o seu clima húmido marítimo.


Sugestão: San ero
PVP: 5€
Assim, são vinhos diferentes do Alvarinho de Monção e Melgaço uma vez que estes são vinhos mais complexos, encorpados e com outras características aromáticas.

A casar perfeitamente com o vinho, a região tem apostado na sua gastronomia, essencialmente no marisco. Um casamento perfeito!

Pode igualmente degustar com a iguaria da região da Coruña: o polvo!

Fica a sugestão!


Sem comentários:

Enviar um comentário