sábado, 15 de outubro de 2016

Barricas de carvalho francês ou americano?


Quando lemos um rótulo de um vinho, frequentemente é referido o envelhecimento em barricas de carvalho. O uso de barricas na enologia é histórica, uma vez que no passado foram usadas para transportar vinho em segurança. Atualmente, as barricas são usadas estrategicamente para produzir vinhos mais redondos e acrescentar novos aromas ao néctar. Para além disso, o envelhecimento em barrica aumenta a longevidade dos taninos e por consequência do vinho. A influência da barrica no vinho depende: do tipo de carvalho, do modo como é feita, da idade, da tosta, da secagem e ainda do seu tamanho.


Hoje apenas vamos fazer distinção entre as duas famosas barricas: carvalho francês e carvalho americano.

Fiz um quadro de forma a visualizarmos melhor as diferenças:




Em geral, as barricas de carvalho francês custam o dobro das americanas no entanto são as mais apreciadas e valorizadas por gerarem vinhos mais complexos, estruturados, redondos e com um grande bouquet de aromas.

A escolha fica ao critério do enólogo e do tipo de vinho que pretende criar. Há ainda quem produza o vinho com uma mistura das duas barricas. As opções são múltiplas!

Quando provar um vinho com envelhecimento em barrica, verifique qual o seu tipo. Assim, terá uma ideia de algumas características prováveis do vinho.


Iremos futuramente falar de outros aspetos importantes das barricas. Fique atento!

Faça gosto na nossa página! Obrigada! 

1 comentário:

  1. Muito boa tarde.
    Permita-me comentar o quadro mostrado.
    Quadro apresentado é muito generalista e não tem em conta os diversos tipos de carvalho francês.
    Assim podemos conseguir, grãos grossos, médios-finos e extra-finos.
    Conjugando com os diversos tipos de tosta, podemos obter mais compactas e menos porosas, tal como no carvalho americano.
    Num montagem de madeiras de várias florestas de França e com as tostas adequadas, também obtemos excelentes aromas de coco e baunilha.
    O carvalho americano não apresenta do meu ponto de vista nenhuma supremacia sobre o carvalho francês; uma boa conjugação das proveniências das madeiras, escolha dos tipos de grãos e tostas bem desenvolvidas, o carvalho francês apresenta um sem número de opções para não só uma excelente vinifcação em madeira como ainda melhor maturação.
    Melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar