sábado, 8 de outubro de 2016

Dia mundial do Polvo!

Hoje, 8 de Outubro, comemoramos um dia muito importante para mim. Sou uma enorme apreciadora desta pérola da natureza! Um dos grandes petiscos do mediterrâneo, o polvo encanta com a sua versatilidade e a sua carne suave (quando cozida propriamente). O polvo pode ser cozido, grelhado ou assado. Pode ser servido com azeite, como prato principal ou entrada. Das receitas mais comuns em Portugal podemos encontrar o Polvo à lagareiro ou com molho verde.

A questão que se coloca é que vinho devo escolher para acompanhar um prato de polvo?

Uma vez que o seu sabor é ligeiramente neutro, este alimento pode ser acompanhado por tintos ou brancos dependendo das preferências pessoais. Na minha pesquisa por opiniões de especialistas, encontrei diversas conceções e todas contraditórias. Concluí que a forma como é cozinhado é que vai determinar a melhor harmonia.

Vejamos algumas sugestões:
  • ·         Se servirmos polvo cozinhado em vinho tinto não vamos acompanhar com vinho branco.
  • ·         No caso do Polvo à lagareiro a maioria dos especialistas sugere um vinho tinto leve e redondo.
  • ·         Se acompanharmos o polvo com um molho ácido como o molho verde, devemos optar por vinhos mais ácidos como os vinhos verdes.


·         A maioria dos pratos de polvo não têm sabores muito intensos pelo que não é recomendável a harmonização com vinhos fortes como os tintos encorpados.



Agradeço as vossas sugestões!

1 comentário: