quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Porto Ruby ou Porto Tawny? Qual escolher?

O vinho do Porto é um dos mais famosos vinhos fortificados do mundo. Com origem na região do Douro, apresenta uma história de gerações. Sofreu ao longo de décadas uma progressão na produção, sendo atualmente um dos melhores vinhos para acompanhar sobremesas ou apenas como aperitivo. Quando vamos comprar um Porto, a primeira dúvida que surge é se devemos escolher Porto Ruby ou Porto Tawny. Deixo uma breve explicação das diferenças:

Porto Ruby

Conforme o nome indica, a sua cor é semelhante a um Ruby. Normalmente são envelhecidos apenas em 2 ou 3 anos em pipas de carvalho e devido ao baixo contacto com a madeira e à fraca oxidação preservam o sabor original do vinho. São vinhos frutados, ricos, com carácter jovem, com realce nas frutas silvestres como ameixa. Geralmente são vinhos mais fortes e intensos que os Tawny’s. A capacidade evolutiva destes vinhos é menor, sendo assim vinhos para abrir entre 3 a 5 anos.

Porto Tawny

Os famosos Tawny’s são elaborados com a mesmas castas que os Ruby’s mas após o envelhecimento de 2 ou 3 anos em pipas de carvalho, são transferidos para barricas de carvalho francês de 550 litros. Assim, apresentam um maior contacto com a madeira, respirando mais e envelhecendo velozmente. Devido à elevada oxidação, apresentam uma cor mais clara e aromas de frutos secos com grande complexidade aromática. São vinhos menos encorpados, mais adocicados e que a madeira confere um aroma tostado, a café, a mel, a chocolate entre outros. A capacidade evolutiva destes vinhos é elevada, chegando a envelhecer em garrafa por décadas.

A escolha fica assim entregue ao gosto de cada um e à finalidade da aquisição. Acompanhe o seu Porto com uma deliciosa sobremesa. 


Futuramente,  iremos falar de outros tipos de Porto. Fique atento!

11 comentários:

  1. Excelente explicação poucas linhas mas com conteúdo necessário. Quase que resumiu um livro em poucas palavras.

    ResponderEliminar
  2. Texto informativo, conciso e isento. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Vinhos são jóias...tanto Porto quanto correntes...eu particularmente prefiro os do Alentejo...São frutados e tem um retrogosto espetacular...São vinhos que uma garrafa vai embora no primeiro papo

    ResponderEliminar
  4. Li em alguns sites que o Porto Ruby é mais doce que o Tawny assim como já li que o Tawny é mais adocicado. Alguém que já tenha bebido os dois sabe qual é realmente mais doce?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei essa contradição entre artigos na Internet. Pessoalmente, acho o Ruby mais adocicado e ne surpreendi quando li o oposto. Só se isso pode variar conforme o produtor/rótulo.

      Eliminar
  5. Tirou minhas dúvidas, obrigado bem explicado parabéns!

    ResponderEliminar